Sobre o julgamento, o ex-presidente disse que "as pessoas olham com certa surpresa uma coisa banal: o Supremo Tribunal Federal estar julgando pessoas acusadas de corrupção. Não sei se são culpadas ou não. Se errou, tem que pagar."
Fernando Henrique havia sido questionado sobre os valores éticos da sociedade brasileira. Para o ex-presidente, a corrupção cresceu acompanhando o crescimento do país. "Nunca houve tantos recursos, e esses recursos passam pelo setor público. (A corrupção) deixou de ser um fato eventual, aqui ou ali, para ser uma negociação. Você nomeia para tal local porque tal local tem contratos, e quem está lá é obrigado a fazer contratos com pessoas que financiam campanhas", afirmou.
Fernando Henrique disse acreditar em mudanças no futuro e voltou a citar o mensalão. "As instituições estão começando a funcionar. Não quero me referir ao mensalão por ser o mensalão. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público denunciou e está havendo um julgamento", afirmou o ex-presidente.
Fernando Henrique acrescentou que "a pedra angular da democracia é a igualdade perante a lei" e lamentou que "tem alguns que estão acima da lei".